sexta-feira, 17 de julho de 2009

O americano 'Papa' Joel


A Copa das Confederações de 2009 reservou aos fãs do mundo inteiro uma situação conhecida apenas pelos brasileiros: conhecer o estilo Joel de ser. Joel Santana é o atual técnico da África do Sul e desde que chegou não gozava de respeito e admiração da imprensa e da torcida. Para se ter uma idéia existia até um "jornalista" especializado em fazer críticas ao estilo de trabalho do técnico. Sem contar o afastamento do jogador mais experiente do selecionado, Benny McCarthy por indisciplina. Para culminar, após o primeiro jogo dos 'bafana', Joel se viu sombreado pelo veterano em Copas Bora Milutinovic onde rasgando a ética se ofereceu para treinar o time.

Mas, brilhou a estrela de Joel. Seu time chegou até as semi finais, tendo perdido para o Brasil por magros 1 x 0, e maior que qualquer posição foi a conquista do respeito pelo homem e pelo profissional. Joel foi aclamado como herói nas ruas, posou ao lado do grande ídolo e mártir Nelson Mandela, recebeu o reconhecimento da imprensa internacional e ousando bem ao seu estilo arriscou ao falar sempre em inglês. Um inglês que virou piada no Brasil onde a imprensa preferiu a galhofa ao invés de enaltecer o esforço do técnico em representar bem a si mesmo e a sua pátria. Cabe lembrar que o atual técnico da seleção inglesa é o italiano Fábio Capello que se recusa a falar uma palavra do idioma.

'Papa' Joel se fez conhecer no mundo como é conhecido no Brasil. Folclórico, polêmico e acima de tudo um profissional de ponta, tendo sido campeão por todos os clubes que dirigiu.

Um momento marcante foi o respeito que diversos jogadores brasileiros tiveram ao cumprimentar o líder dos 'bafanas', em contrapartida o posudo Dunga o ignorou.

Dá lhe Joel. Os brasileiros torcem por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário