terça-feira, 25 de agosto de 2009

O PÁSSARO PRETO DE PERNAMBUCO




Quem nunca ouviu fala do pior time do mundo? Quem não conhece o nome do Íbis? Quem já viu o Íbis ser campeão? São essas poucas das diversas indagações que os amantes do mundo da bola fazem ao tocar no nome deste modesto e honrado clube de Paulista, interior de Pernambuco, o Íbis Sport Club. O nome do simpático time foi dado por Onildo Ramos, admirador de histórias sobre o Egito, tendo haver com Toth, Deis da escrita, da sabedoria e representado por um homem com cabeça de íbis. Foi fundado em 15 de novembro de 1938 pela Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco, e apenas funcionários jogavam os amistosos. Com a morte do dono da empresa os herdeiros não quiseram seguir com o time, ficando então a cargo do gerente da empresa, o lendário Onildo.

A fama do Íbis não é de agora, mas remonsta aos anos 70 quando ficou 9 partidas seguidas sem vencer e um total de 23 derrotas. A fama correu o Brasil e o Íbis se tornou o pior time do mundo graças as galhofas da torcida adversária. Anos depois inspirou o humorístico "Caceta e Planeta" a criar um co-irmão, o Tabajara Futebol Clube.


Mas a maior glória esportiva do Íbis veio em 1999 com o honroso vice campeonato da série B do Estado. Segundo o Presidente do time existe fila de jogadores dispostos a jogar pelo time, cujos salários são apenas as passagens até Olinda para treinar. Um dos ídolos do clube foi Vavá, campeão mundial pela seleção brasileira.

Hoje o Íbis tem um time base formado por jogadores com média de idade de 19 anos e é dirigido por ex-jogador e ex-policial, Marcos Costa.

Longe dos holofotes e dos milhões de dólares, euros e petrodólares a bola gira redonda pelos campos de terra batida e na história sempre haverá espaço para mais um. Salve o Íbis nos seus 70 anos de existência.






Nenhum comentário:

Postar um comentário