sábado, 22 de agosto de 2009

O CIGANO E O AMOR A CAMISA


Luizão foi um dos grandes camisa 9 do futebol brasileiro. Maior artilheiro da história da Copa Libertadores da América, artilheiro por quase todos os clubes onde jogou (e são muitos), campeão brasileiro, estadual, copa do Brasil... incluindo passagens vitoriosas pela seleção brasileira. O jogador se consagrou como ótimo camisa 9 mas também pela capacidade e desapego com que lidava com os clubes em que jogava. Chegou a jogar em 16 clubes tendo passagens sempre entre 3 meses e no máximo 1 ano e meio por cada um. Devido a sua conduta recebeu o apelido de "Cigano".

Atualmente o jogador se recupera de uma lesão na sola do pé que o acompanha desde os tempos de Flamengo em 2006. Pode-se ousar dizer que sua aposentadoria já começou devido a esse problema de saúde. Em sua última aparição no programa "Dôssie SporTv" o polêmico jogador afirmou "ser mentira essa história de jogadores terem amor a camisa de certos times". Foi além, afirmando que "o dinheiro move esse amor".

Errado não está. Mas esqueceu de belos exemplos como Rogério Ceni, Marcos e outros consagrados jogadores que estão em seus clubes desde o primeiro dia de profissional. Bem certo que a carreira de atleta é curta e os jogadores precisam angariar o máximo de recursos pro momento e para o futuro de sua família. Mas foi infeliz nosso camisa 9. Não é porque nunca se consolidou como referência de uma só camisa, que pode sair por aí agredindo involuntáriamente diversas briografias consagradas.

Mas, em tempos de futebol-finanças, o camisa 9 marcou um golaço a favor de Ronaldos, Florentinos Pérez e outros tanto que pensam o futebol como mercado e oportunidade de ficar cada dia mais ricos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário